quinta-feira, 26 de maio de 2011

Oficina de Escrita - II

Os alunos do 12.º ano, face ao desafio da prof. Paula Morais, elaboraram alguns comentários ao fime "A Maior Flor do Mundo" , relacionando a história aí contada com as interrogações retóricas finais:
“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?
Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”
José Saramago



A maior flor do mundo de Saramago

A maior flor do mundo é, sem dúvida, para quem a sabe ler, uma das melhores histórias para crianças e adultos. É um conto para todas as idades que mostra às crianças a beleza da Natureza e aos adultos relembra a infância.

Saramago arriscou, através deste conto, a sua capacidade para escrever para um público tão exigente como as crianças. Ao contarmos esta história a uma criança acompanhada pelos seus pais, sem dúvida que ela irá ter uma opinião muito diferente da dos adultos.

Para ela, esta seria uma história de uma flor que devido à falta de água estava prestes a morrer e, por isso, era urgente saciar-lhe a sede.

Para os pais seria um conto de uma flor que está a morrer, tal como muitas outras, devido à poluição e outras consequências que as atividades antropóticas provocam. Os pais associaram à história uma série de causas e consequências para a flor estar assim.

A diferença entre estas duas visões é que a criança, devido à sua inocência, limita-se a apurar os factos, enquanto os pais tentam arranjar mil e uma maneiras de justificá-los. No entanto, a visão pura das crianças leva os adultos a pensar e a refletir nas histórias, neste conto em especial. Os adultos, por vezes, esquecem-se que também já foram crianças, que não há mal nenhum em apenas viver e sentir como elas. Se é isso que os pais ensinam aos filhos, então eles devem também seguir estes ensinamentos e escutar a voz das crianças, pois estas têm muito para nos ensinar.

Em suma, as perguntas feitas por Saramago são totalmente pertinentes. As histórias que lemos às crianças devem ser lidas por nós primeiramente, pois ensinam muito mais aos adultos do que às crianças. Não só devemos ler estas histórias, como devemos também deixar que as crianças nos contem as suas histórias que, por vezes, são autênticas lições de vida prontas a ser escutadas.

Ana Rodrigues nº1 12ºB

A maior flor do mundo de Saramago

Esta história mostra-nos que a nossa pequenez só o é realmente se nos conformarmos com essa ideia. É verdade que ninguém consegue mudar o mundo sozinho, mas é possível melhorá-lo através de pequenos gestos ao alcance de qualquer um. Muitos de nós fomos descobrindo aos poucos que esse grande sonho não pode ser concretizado e acabamos por nos resignar, mas esquecemo-nos que podemos melhorar outras pequenas coisas que iriam certamente melhorar muitas vidas.

O que este menino fez foi exatamente o que qualquer adulto não faria perante a mesma situação; pois um adulto se não conseguisse salvar toda a floresta diria que não valeria a pena fazer nada. Pelo contrário, este menino, ao ver grande parte da floresta destruída e apesar de obviamente não estar ao seu alcance salvar todas aquelas árvores, decidiu começar por uma pequena e triste planta que se encontrava sozinha. Mesmo sabendo que teria de fazer grandes esforços para a salvar em face de toda aquela imensidão, não desanimou e fez tudo o que pôde. O resultado foi francamente inesperado, mas mais que justo para o esforço de um pequeno mas grande menino.

Em suma, em toda a nossa vida sempre houve e sempre haverá lições a serem aprendidas, quem sabe se aqueles velhos lápis de cor não nos servirão para desenhar a nossa casa de futuro.

Paula Santos n.º 9 12.º B

Sem comentários: